terça-feira, 11 de outubro de 2011

Você sabe o que é Demência com Corpos de Lewy?


  "A demência com corpos de Lewy (DCL) tornou-se hoje uma entidade nosológica distinta, considerada por muitos autores a segunda causa principal de demência degenerativa, atrás apenas da doença de Alzheimer. Sua neuropatologia é caracterizada pela presença de corpos de Lewy tanto em regiões corticais como em áreas subcorticais do encéfalo. As principais manifestações clínicas incluem: declínio cognitivo progressivo, alucinações visuais recorrentes, flutuação no estado cognitivo e sinais parkinsonianos. Observa-se maior sensibilidade a efeitos indesejáveis de medicamentos neurolépticos e a resposta a medicações inibidoras da acetilcolinesterase é geralmente boa."


Este é o resumo do artigo da Revista de Psiquiatria Clínica da USP. Vale muito a pena ler o que está contido no link a seguir: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol30/n1/29.html

 Uma perspectiva rápida sobre as demências na atualidade:
  O envelhecimento da população leva a um aumento das doenças crônicas e degenerativas, acarretando um maior custo-paciente na área de saúde e a necessidade de inúmeras adaptações sociais, ambientais e econômicas. É provável que em 2025, o Brasil se torne o sexto país com mais idosos no mundo, então é importante começar o trabalho preventivo o mais cedo possível. Os custos com demência no mundo passam de 600 bilhões, custo maior do que o de qualquer empresa do planeta.


post por Rafael João